O Ministro das Finanças anunciou no final da semana o segundo orçamento rectificativo no espaço de um ano... Quatro simples questões e uma exigência:
1º Não é evidente que esta rectificação podia ter sido logo feita aquando do primeiro e assim não se tinha paralisado o País durante todo este tempo?
2º Não é óbvio que este segundo orçamento rectificativo vem é dar afinal razão àqueles que, contra a propaganda e a arrogância governamentais da altura, logo disseram que o rei ia nu, apontaram que o défice nunca poderia ser de 3,5% mas que seguramente ultrapassaria os 8%, e que o número de desempregados iria para bem mais de meio milhão?
3º De onde vem e de que é que deriva, afinal, este défice? Onde é que foi gasto o dinheiro que ele representa? Numa altura em que dezenas e dezenas de milhares de pessoas estão a ir para o desemprego, em que há cada vez mais gente a passar fome, passa-se de repente de um défice de 3,5% para mais do dobro, e ninguém sabe de nada nem ninguém explica para onde foi o dinheiro desse défice e quem são os responsáveis?!
4º E se esta situação era já perfeitamente conhecida antes das eleições, por que razão se a dissimulou e ocultou e só depois do voto sacado é que nos vêm agora ao bolso?
Por tudo isto, ou o Ministro das Finanças dá, e desde já, a devida resposta a estas questões ou deve ser de imediato afastado! Até porque em Democracia mentiras, irresponsabilidades e golpes eleitoralistas destes não são de todo admissíveis!...
1º Não é evidente que esta rectificação podia ter sido logo feita aquando do primeiro e assim não se tinha paralisado o País durante todo este tempo?
2º Não é óbvio que este segundo orçamento rectificativo vem é dar afinal razão àqueles que, contra a propaganda e a arrogância governamentais da altura, logo disseram que o rei ia nu, apontaram que o défice nunca poderia ser de 3,5% mas que seguramente ultrapassaria os 8%, e que o número de desempregados iria para bem mais de meio milhão?
3º De onde vem e de que é que deriva, afinal, este défice? Onde é que foi gasto o dinheiro que ele representa? Numa altura em que dezenas e dezenas de milhares de pessoas estão a ir para o desemprego, em que há cada vez mais gente a passar fome, passa-se de repente de um défice de 3,5% para mais do dobro, e ninguém sabe de nada nem ninguém explica para onde foi o dinheiro desse défice e quem são os responsáveis?!
4º E se esta situação era já perfeitamente conhecida antes das eleições, por que razão se a dissimulou e ocultou e só depois do voto sacado é que nos vêm agora ao bolso?
Por tudo isto, ou o Ministro das Finanças dá, e desde já, a devida resposta a estas questões ou deve ser de imediato afastado! Até porque em Democracia mentiras, irresponsabilidades e golpes eleitoralistas destes não são de todo admissíveis!...
O dinheiro do défice não terá sido utilizado para "tapar buracos" do estilo BPN e similares, para luvas e favorecimento de compadrios, muito corriqueiros entre a trupe xuxialista?
ResponderEliminarSaudações do Marreta.
Pois. Ele vai dar já a resposta e resignar ao cargo logo a seguir!
ResponderEliminarTem que haver mesmo algo de mágico no Espírito Natalício para trazer tanta fé, até às mentes mais improváveis.
Olhe, vou escrever ao Pai Natal a pedir-lhe um novo 25 de Abril, só que desta vez, para um dia em que haja greve das floristas...
Isto do Povo andar sempre a dormir é o que dá...
ResponderEliminarJá deixei em vários blogues por onde passo e leio sobre este tema de contas públicas e défices e dívidas, uma forma simples de as pessoas calcularem o défice deste País... para não estar a encher este comentário deixo aqui o link
http://otempoquehadevir.blogspot.com/2009/11/break-11.html
As contas são tipo B-A-Bá da matemática pelo que quem passou na 4ª classe consegue fazer estas contas simples de certeza... já não têm desculpa...
Já agora, o défice em Agosto/2009 já era de +- 8%!
Hoje também ouvi aquele indivíduo, que agora anda a ver se foge para o BCE não sem antes deixar por cá o aviso amigo, de que vai ser necessário aumentar impostos! Sempre a mesma conversa.
Sugiro, visto que temos uma das maiores diferenças entre os que ganham mais e os que ganham menos, que:
Nos próximos 10 anos os trabalhadores que recebem acima de 1250€ fiquem sem aumentos de salários.
Se entretanto isto melhorar de tal forma (não acredito!) que já não seja necessário suspende-se a medida.
Contas feitas e de certeza que já não há necessidade de subir impostos... É ou não uma medida justa e que praticamente nem belisca os ditos "mais ricos"?
Para além desta medida a principal é correr com o bando de incompetentes que se vão sentando no Parlamento e outros locais que tais, e que, não sabem gerir o Orçamento de Estado.
Caro Marreta (lol),
ResponderEliminarTem razão, pois a verdade é que se suspeita que a grande fatia do bolo do défice resulta precisamente da intervenção da CGD no BPN e que já vai em 3,5 mil milhões de euros!!!
Cumprimentos,
GP
Caro Pedro Barbosa Pinto,
ResponderEliminarTudo isto, e o seu comentário também, o que mostra é que é cada vez mais necessário que quem vive do seu trabalho tome o poder e use esse mesmo poder não para encher ainda mais quem vive da exploração dos outros mas para apoiar e defender os que tudo constroem nesta sociedade. É o tal "25 de Abril a sério" ou, de forma mais simples e mais correcta, a verdadeira revolução...
Caro "voz a 0 db",
ResponderEliminarAs suas contas são de facto simples e correspondem aquilo que muitos já antes do Verão diziam (que o défice iria bem para lá dos 8%, e porventura chegaria mesmo, no final do ano, a cerca de 10%) e que os membros do Governo insistiam em negar!
Agora quanto à medida, julgo que o que se deverá fazer é tributar a sério a grande riqueza em vez de cair uma vez mais em cima do alvo fácil dos trabalhadores por conta de outrem, mesmo aqueles que ganhem a enorme "fortuna" de 1.250€/mês.
É claro que também...
ResponderEliminarMas a minha sugestão não deixa de ser uma forma de aproximar os patamares salariais em Portugal... penso!?!
Caro Dr. Garcia Pereira, tudo isto era evidente, ma a maioria trás palas nos olhos... só pode! Ou será que estavam à espera de um milagre.?!
ResponderEliminarO Constânciozinho lá continua. Pena é que não haja um sniper que o arrume de vez... bem, a ver pela lógica, eram precisos muitos snipers, para tanto criminoso.
Isto era uma boa barrela a estes criminosos "legais", que têm o descaramento de rir na cara dos próprios eleitores... mas também são eles que os escolhem, verdade seja dita!
Uma Revolução a sério era o melhor, mas como diz Pedro Barbosa Pinto, sem floristas!
Desculpe o desabafo dos snipers, mas é o que penso... quando começassem a cair os primeiros, como tordos,os outros cobardes como são, davam logo ao pedal! e poupavam-se muitas vidas que fazem falta... é que nas revoluções... estamos sujeitos.
Não passem tantos filmes violentos!
É inteiramente justo, meu caro "voz a 0 db", procurar aproximar os patamares salariais tanto mais que Portugal é dos Países da UE onde o leque de remunerações é mais largo.
ResponderEliminarMas o que creio é que, por um lado, o limite de 1250€ para se poder beneficiar de aumento salarial parece-me demasiado baixo e, por outro lado, os grandes rendimentos é que deveriam ser muito mais tributados do que são hoje. Sobretudo os chamados rendimentos do capital.
Cara Fada do Bosque,
ResponderEliminarCompreendo a sua revolta, mas temos de saber agir com inteligência e sabedoria. Isso significa que deveremos saber unir cada vez mais os nossos diversos e dispersos gritos de protesto e indignação numa torrente cada vez mais forte; que importa que os elementos do Povo se organizem a todos os níveis e por todas as formas; que as ideias libertadoras e impulsionadoras do Progresso e da Justiça sejam espalhadas por toda parte; que os crimes e golpes contra quem vive do seu trabalho e contra quem pensa pela sua cabeça sejam implacavelmente denunciados. E persistir, persistir sempre!
Deixo um exemplo...
ResponderEliminarAté 1250€ Dois anos sem aumentos
Até 1750€ Três anos sem aumentos
Até 2750€ Quatro anos sem aumentos
Até 3750€ Cinco anos sem aumentos
Acima 4750€ Seis anos sem aumentos
Imaginando as seguintes inflações
2010 - 1%
2011 - 1.5%
2012 - 2.2%
2013 - 2.4%
2014 - 2.6%
2015 - 2.5%
Os primeiros ficavam "sem ganhar" 2.5% (salário 1250€=31.25€)
Os segundos ficavam "sem ganhar" 4.7% (salário 1750€=82.25€)
Os terceiros ficavam "sem ganhar" 7.1% (salário 2750€=195.25€)
Os quartos ficavam "sem ganhar" 9.7% (salário 3750€=363.75€)
Os quintos ficavam "sem ganhar" 12.2% (salário 4750€=579.5€)
Penso que não morriam à fominha!!
Claro está que as verbas daqui sobrantes serviam para aumentar os rendimentos inferiores a 1250€
Mas isto apenas é um exemplo de patamares!
E vai-me desculpar, mas 1250€ apesar de "pouco" não deixa de ser "muito" se dermos como comparação um casal ambos com Salário Minímo Nacional...
dr. Garcia Pereira
ResponderEliminar(desculpe lá ser fora do tópico)
é possivel processar em nome da colectividade os vândalos que conspurcaram o espaço público com uma estátua do ex-coronel Jaime Neves?
Ainda bem que o Dr. Garcia foi falar sobre este assunto à TSF. É como diz, há que fazer as coisas com convicção e persistência. Isto tem de acabar, sob pena de ficar muito pior que a situação que nos levou ao Salazarismo. Roubar um País desta forma e deixá-lo no abismo, é mais do que motivo para fazer uma Revolução.
ResponderEliminarAbraço
Caro "xatoo",
ResponderEliminarObviamente que não concordo com essa história da estátua a Jaime Neves. Mas também penso, por um lado, que estas questões não se resolvem com processos judiciais e, por outro lado, que era importante discutir seriamente qual era a situação que se vivia na altura e o que verdadeiramente se passou no 25 de Novembro.
Vivia-se de facto uma situação de risco de uma ditadura que de comunista só tinha o nome e não foi o Jaime Neves que lhe travou o passo mas sim os trabalhadores e o Povo em geral. Mas este é seguramente um tema a que teremos de voltar com mais profundidade.
Concordo, Fada do Bosque.
ResponderEliminaruma jovem investigadora, Raquel Varela, tem defendido que o passo que faltou no Verão quente antes do 25/Nov para haver uma verdadeira Revolução foi a não consumação da tomada da Assembleia da República durante a greve e o cerco dos operários da construção civil; realmente a desmobilização parece ter partido dos reformistas do PCP...
ResponderEliminarBoa noite.
ResponderEliminarParece-me claro que o primeiro orçamento não foi feito senão como propaganda eleitoral, pois ninguém pode ser assim tão burro ou incompetente.
Mas também pergunto: o que já fez o consulado socrático que não seja mentir despudoradamente e assacar depois as culpas a quem o contradiz?
O jeito do Pm para convencer as pessoas a comprar-lhe o seu mau produto, levar-me-ia sem hesitar a nomeá-lo chefe de vendas de congelados e frigoríficos no Polo Norte!
Cumps.
Caro Jorge p.g,
ResponderEliminarDaí que seja tão importante que os cidadãos se responsabilizem pelas escolhas que fazem (ou que deixam que outros façam por eles ...), em vez de , designadamente em nome desse oportunismo que é o chamado "voto útil", votarem sempre nos mesmos e depois, passado pouco tempo, já estarem a dizerem mal das suas próprias escolhas!
Caro "xatoo",
ResponderEliminarPara haver uma verdadeira Revolução, o que era necessário era, e isto desde o 25 de Abril, que o Povo tivesse ousado tomar o poder político e destruir pela raiz o sistema capitalista, em vez de ter sido iludido pelos que, como o PCP, pregavam que bastava mudar de regime e de governo, pôr lá os seus homens de confiança e seguir o "caminho marítimo para o socialismo", substituindo a aliança dos operários com os camponeses pela chamada "aliança Povo-MFA"!
O que eu me ri com a dos frigoríficos!...
ResponderEliminarMas essa praga do voto útil, aqui em Portugal impera pela inutilidade e o povo, anda durante 30 anos sem abrir os olhos?!... Repare-se que quem mais se lamenta, são os que não mudam! Continuando assim, penso que todos estejam à espera que, ou lhes resolvam o problema... ou então, o que seria bom sinal, estão à espera que alguém dê o 1º passo...
Em qual apostaria Dr. Garcia Pereira?
É que de "caminho marítimo" já chega! Demos a volta ao Planeta e chegamos depauperados... mas os comandantes, estão bem como nunca! :)
Estar à espera que a solução para os nossos problemas nos caia do céu nunca deu bom resultado. Temos de ser nós a procurar, leia-se, a criar, essa solução. Por mim, estou disposto a dar esse "primeiro passo". Todos quantos, comungando dos mesmos princípios essenciais, se quiserem juntar são bem vindos!
ResponderEliminarNós sabemos, que podemos contar com uma pessoa íntegra como o Dr. Garcia Pereira. Obrigada, pela sua coragem na defesa dos Princípios e Direitos Fundamentais. Há sempre uma luz de esperança, na companhia de pessoas com a força, como a do Dr. Garcia Pereira!
ResponderEliminarBem haja!