segunda-feira, 5 de abril de 2010

A TERRÍVEL REALIDADE DO SUICÍDIO DOS IDOSOS




Os dados agora divulgados pelo Semanário Expresso não mostram apenas que se morre de desespero em Portugal.
Demonstram também – e de forma bem dramática – que em Portugal as pessoas pobres e idosas, e muito em particular numa zona do nosso País votada por completo ao abandono como é o Alentejo, são aquelas que mais vulneráveis e indefesas ficam e que a sua dignidade as faz muitas vezes esconder até ao fim as terríveis condições de miséria e de solidão em que se encontram.

Agora, quando diversos especialistas em questões sociais estimam que, com o PEC, o número de cidadãos que (sobre)vivem abaixo do limiar mínimo de pobreza irá aumentar de 1 milhão, passando a atingir 30% da população, julgo que este é um tema que não pode deixar de merecer a nossa reflexão mais atenta.

Como devem merecer o nosso repúdio os políticos e as políticas que defendem que numa altura destas se deve cortar (ainda mais) nos apoios sociais!...

14 comentários:

  1. Além do justo repúdio que da parte do Povo merecem os políticos e as politicas que defendem os cortes nos apoios sociais, é preciso que também se diga e com toda a clareza e frontalidade, que para se, começar a acabar com este sofrimento do Povo, uma das soluções passa, por nas próximas eleições o Povo e os trabalhadores, não votarem no partido do poder e respectivos candidatos, e igualmente nos da chamada oposição que a mesma cambada são

    ResponderEliminar
  2. Acho que já não é uma questão de voto, pois o povo português além de acomodado é muito desinformado! Urge uma nova revolução! A Revolução da Limpeza das Oligarquias do Aparelho do Estado! Urge uma Democracia Participativa! Pode demorar, mas temos que empreender o processo! Temos que dignificar este País dignificando-nos, lutando pelo bem comum. Organize-mo-nos!! Vamos parar de nos lamentar e "meter mãos à obra"...Falo como cidadã revoltada com o estado da nação, que passou pela Revolução de Abril com apenas 19 anos e que não acredita que chegando o País a esta situação, as pessoas informadas se limitem a escrever em blogues o seu repúdio! Aonde nos pode levar a revolta na blogosfera??!!

    ResponderEliminar
  3. Cara Fenix,

    Obviamente que é precisa uma Revolução e que os cidadãos devem mobilizar-se e organizar-se para esse combate. E obviamente também que isso não se faz apenas nem principalmente pelo simples expressar de ideias, na blogosfera ou noutro lado qualquer. Mas a divulgação das posições que se mostram conformes aos reais interesses do Povo é uma frente dessa batalha que também não deve ser desvalorizada.
    Vamos ao combate, pois!

    ResponderEliminar
  4. O Somos Olhão assegurou junto da Segurança Social o apoio judiciario para custas e patrono; entretanto a Ordem dos Advogados já nomeou 8 advogados e todos foram obrigados a pedir escusa por não estarem inscritos na bolsa para processos de Direito Administrativo e parece que no Algarve não exista quem o faça. Entretanto conseguiu contactar um advogado que se disponibilizou para o patrocinio mas que não está inscrito naquela bolsa pelo que não poderá receber da Segurança Social.
    Assim não está assegurado o direito no acesso à Justiça com a agravante de vir da propria OA e quem fica a rir são os autarcas que violam os planos de ordenamento, o regime juridico da urbanização e edificação, a legislação ambiental, na contratação de pessoal, em suma, com irregularidades de toda a ordem na gestão da coisa publica.
    Esta situação penaliza as populações mais carenciadas, que por falta de informação não compreendem os custos que isso implica no presente e futuro.
    Ciente de que o Dr Garcia Pereira por ser advogado e já ter estado ligado à OA nos saberá dar uma dica sobre como ultrapassar o impasse criado, sendo certo que a imagem daquela instituição não merece por ora e por via disso, grande opinião.

    ResponderEliminar
  5. caro garcia pereira e como se faz essa revolução,se o pctp só aparece em Olhão na altura das eleições e abandona que luta?

    ResponderEliminar
  6. A "a.terra":
    De facto, o que descrevem parece-me verdadeiramente surreal, ainda que este blog e este post não seja o meio mais adequado para contactar e se tratar deste assunto. O que sugiro é que a questão seja colocada directamente ao Bastonário porque, face à situação de inexistência de Advogados de "bolsa", me parece que deverá ser ele a encontrar a solução que permita o acesso à Justiça por parte desse grupo de cidadãos.

    Melhores cumprimentos,

    António Garcia Pereira

    ResponderEliminar
  7. Caro F. Leal,
    Essa Revolução é feita pelas massas populares, com uma ideologia revolucionária e com uma direcção política correcta. Que o PCTP/MRPP se tem, com as suas dificuldades, empenhado em defender e procurar construir. Mas não acho de todo justa essa observação de que - para mais, em Olhão! - o PCTP/MRPP só aparece na altura das eleições.

    ResponderEliminar
  8. Garcia Pereira

    Admiro-o como Homem, como jurista e, em especial, como especialista em questões laborais. Para mim talvez o melhor em Portugal. Ainda recentemente teve um cliente, o Dr. José de Magalhães Pequito, meu Amigo, a quem eu recomendei o seu nome numa questão com a OROC

    Conheci-o pessoalmente quando eu era o Chefe da Redação do DN. Mas, a melhor coisa que me disseram de si foi «ó pai, o tipo foi capaz de se sentar comigo nos degraus da Faculdade para me tirar uma dúvida».

    Trata-se do meu terceiro rebento que foi seu aluno na mesma faculdade em que eu andei... há muitos anos. Luis Antunes Ferreira ou, como ele usa, só Luís Ferreira, hoje, com 40 anos, Director Jurídico e de Recursos Humanos da Allianz Portugal.

    A minha admiração por si não tem nada a ver com as nossas posições políticas. O PCTP/MRPP não me diz nada. Acho-o, sobretudo, um partido curioso e com alguma piada. Mas felizmente vivemos em Liberdade e em Democracia. E eu sei bem o que foi viver sem elas e com a sanha persecutória que no tempo salazarento imperava.

    Vá até à Minha Travessa, sil us plau (sff em català vernaculíssimérrimo...) E bote lá um cumentário, com o. Palavra que será um prazer recebê-lo.

    Abs

    ResponderEliminar
  9. Caro Dr Garcia Pereira:
    Entendo perfeitamente que este não é o sitio ideal para colocar o problema mas pretendia fazer uma ressalva; é que o Somos Olhão contactou o Conselho Geral da OA e até hoje não obteve qualquer resposta. A falta de transparência no Governo e autarquia de Olhão parece ter contagiado a OA. Para onde caminha este País?

    ResponderEliminar
  10. só se os membros do PCTP estão na clandestinidade,pois não aparecem.
    o PCTP tem simpatizantes ou militantes, que sejam advogados em Olhão,e que possam ajudar esse movimento de cidadania somos olhão, que é a única oposição ao ditador do presidente da CMO francisco leal?
    ou esses advogados que se dizem do PCTP estão também agarrados à teia de poder que Francisco leal,criou em Olhão?

    ResponderEliminar
  11. Agradeço a todos os vossos comentários. Motivos pessoais e profissionais intransponíveis têm-me mantido, infelizmente, afastado, pelo que só ontem à noite é que publiquei os comentários que entretanto foram enviando.

    ResponderEliminar
  12. Caro Henrique Antunes Ferreira:

    Agradeço-lhe a simpatia das suas referências pessoais, dê também um abraço ao seu filho, mas creio que não conhecerá verdadeiramente o que é o PCTP/MRPP e as suas posições políticas e as suas propostas. Conhecendo-as, certo que acharia mais do que “alguma piada”.

    Desafio-o amigavelmente a ver as posições de estratégia política e económica que o PCTP/MRPP defende para a actual situação do País e a compará-las com as que as outras forças políticas têm (ou não…).

    E um dia destes vou mesmo até à Minha Travessa e boto lá um comentário.

    Um abraço,

    António Garcia Pereira

    ResponderEliminar
  13. Meu caro "A.Terra": Se o Conselho Geral não respondeu, então creio que o que haverá a fazer é insistir e insistir sempre exigindo tal resposta. Como decerto compreenderá essa é uma questão que não compete individualmente a cada Advogado resolver, O acesso ao Direito e ao apoio jurídico é um direito fundamental dos cidadãos mas se ele não é adequadamente assegurado não pode ser cada Advogado individualmente a fazê-lo. Até porque os Advogados, como todos os profissionais, vivem do seu trabalho e precisam de ser pagos por ele.

    Mas agradeço-lhe que me vá mantendo informado sobre o que se vai passando nesta matéria. E já agora, não por esta via – que, de facto, não é o sítio ideal – mas através do mail ap.garciapereira@gmail.com.

    Melhores cumprimentos,
    António Garcia Pereira

    ResponderEliminar
  14. Caro F. Leal: Como compreenderá, este blog, que é um blog pessoal e não partidário, não se destina à discussão de problemas ou de alegados problemas da organização do PCTP e muito menos à divulgação de quem são os seus simpatizantes ou militantes e ao modo como ajudam ou deixam de ajudar este ou aquele movimento.

    O que posso dizer é que o PCTP tem militantes e simpatizantes em Olhão, que não estão na clandestinidade e que têm trabalho feito.

    ResponderEliminar