terça-feira, 31 de maio de 2011

A MANIPULAÇÃO EM MARCHA!


Não é que minimamente surpreenda mas nem por isso deixa de me indignar! Hoje, durante o dia e em especial nos telejornais, a RTP, a SIC e a TVI levaram a cabo uma maciça campanha de manipulação e de intoxicação da opinião pública, visando escamotear o modo escandaloso como estão a desempenhar a missão que lhes foi atribuída de garantir que quem ganha as próximas eleições são os partidos amigos da Troika e de silenciar quem defenda a saída de Portugal da Troika e do FMI e o não pagamento da dívida. 

Já o haviam feito quando ostensiva e arrogantemente, contra a Lei e a Constituição, persistiram em levar a cabo debates apenas com os cinco partidos parlamentares, o que foi declarado completamente ilegal pelo Tribunal de Oeiras, mas agora até parece já estar esquecido...

E, perante aquela sentença - que passaram todo o fim de semana, com a ajuda de toda a sorte de comentadores, "especialistas" e opinadores, a procurar descredibilizar e até ridicularizar - o que procuraram fazer foi esvaziá-la por completo de conteúdo, mantendo o essencial da discriminação, ou seja, garantindo que eu nunca poderia confrontar e debater com os partidos do poder.

Assim, e ao contrário do que tão provocatória como falsamente as três televisões, de forma significativamente concertada, procuraram hoje fazer crer, eu não FALTEI a debates. Na verdade, já ontem, às 18h10, foi pela candidatura do PCTP/MRPP enviada às tv's uma comunicação, e tornada pública, que se pode ler aqui:

Tal posição é, como sempre foi, a de querer debater com os outros partidos mas desde logo com os cinco que já (discriminatoriamente) debateram apenas entre eles, e debater em igualdade de circunstâncias de tempo, modo e lugar relativamente àqueles debates dos cinco, ou seja, com 40m/45m de duração, em directo, e pela ordem previamente estabelecida.

Ora, o que as 3 tv's quiseram impôr foi debates SEM aqueles 5 partidos (e sem explicar se os convidaram ou não e se eles recusaram ou não, e com que fundamentos), com metade do tempo, ou seja, de APENAS 20 minutos e previamente GRAVADOS (quando toda a gente sabe, ou devia saber, o que é que essa prévia gravação permite, designadamente censura ou verdadeiras armadilhas como por exemplo a introdução de outros elementos que não os da gravação), e ainda por cima para serem emitidos pela ordem e no dia e hora que elas, tv's, em definitivo, decidissem!?

Assim, aquilo que o PCTP/MRPP entendeu fazer foi, e é, simplesmente exigir o respeito por tal igualdade de circunstâncias e não pactuar com uma manobra que visa revogar na prática a decisão do Tribunal Judicial de Oeiras e possibilitar/impôr que eu nunca pudesse debater com Sócrates, Passos Coelho ou Paulo Portas.

Por fim, é muito curioso, tão curioso quanto significativo também, que as tv's, que nunca têm tempo para dedicar à discussão séria e aprofundada dos graves problemas do País e muito menos para dar cobertura às acções de campanha em que tenho procurado suscitar tal discussão, disponham agora de minutos e de minutos a fio para, à boa maneira do "Diário da Manhã" de antes do 25 de Abril, manipularem e distorcerem a verdade e procurarem atacar quem lhes fez frente. É um retrato do País que temos, mas não é seguramente algo com que nos tenhamos que conformar.

Por mim, continuarei a bater-me pela defesa dos princípios que considero justos, desesperem o que desesperarem os amigos da Troika e os censores ao seu serviço...

1 comentário:

  1. Vivemos na mais absoluta e abjecta ditadura (nem é de agora, sucede apenas que já nem se dão ao trabalho de disfarçar).

    ResponderEliminar