sábado, 24 de outubro de 2009

Demissão imediata do Director do Colégio Militar !

O Colégio Militar é uma instituição de ensino prestigiada e que não pode nem deve ser confundida quer com os autores destas barbaridades que finalmente têm vindo a ser cada vez mais conhecidas, quer com os dirigentes que, em vez de as repudiarem e sancionarem adequadamente, as encobrem e até incentivam.

Na verdade, foi já noticiado por mais de um órgão da imprensa que o Director do Colégio, Major General Raul Passos, já depois das agressões cometidas por um dos graduados, e já depois de tais factos – que são agora considerados também crime na acusação do Ministério Público – terem sido objecto de sanção disciplinar por parte do Colégio (ainda que demasiado branda em meu entender), lavrou uma nota de louvor ao mesmo graduado, apontando-o como um exemplo a seguir!! Temos assim que o Responsável máximo do Colégio, com atitudes destas, não só contemporiza com os ilícitos disciplinares e criminais como até os incentiva. E, por isso mesmo, ele deve ser imendiatamente demitido, como acabei de solicitar, após ter tomado conhecimento de mais aquele facto, ao Chefe do Estado Maior do Exército, General António Ramalho.

Por outro lado, espero sinceramente que quantos gostam e prezam o Colégio Militar compreendam que, exactamente por isso, devem ser os primeiros a denunciar e verberar os abusos, até porque indignos dos pergaminhos do Colégio, e que se o não fizerem, tornam-se afinal, eles sim, nos primeiros e principais responsáveis pela destruição do bom nome daquele e dos valores que tanto proclamam.

10 comentários:

  1. Meu Caro... espero que nem o Major-general Raul Passos nem o Chefe do Estado-Maior do Exército ainda tenham lido esta sua mensagem,pois estão tá o caldinho entornado... O meu Caro insultou um membro da realeza do Exército!!! Ao referir-se ao Major-general como só Major!!!... E ao fazer isto está a insurgir-se contra toda a Classe Real de Oficiais Generais do Exército. Peço-lhe que corrija a sua mensagem. Como é óbvio não pelo facto que acabei de escrever mas apenas e só para a rectidão dos factos e referências.
    Quanto à mensagem em si... caso desconheça sugiro-lhe de viva alma que leia, deste a primeira à última mensagem, o seguinte blog...

    http://arguidocastrense.blogspot.com/

    nele verá que este seu pedido não tem qualquer tipo de eco na Realeza!!!

    ResponderEliminar
  2. Essa foi realmente bem trazida aqui ao blogue a voz de 0 db. Valeu a pena ler... promovido a General após 4 anos a cometer ilegalidades e atrocidades?!
    Realmene, caro Dr. Garcia Perira, eu não acredito neste País...

    ResponderEliminar
  3. Tratou-de de um lapso de escrita, que já tratei de corrigir. Mas tem toda a razão, devemos ser precisos e exactos. Obrigado pela chamada de atenção e pelo link que envia. Porém, ao invés do que pensa, creio que há um sector das próprias Forças Armadas que acha que este Senhor não está à altura do cargo e devia mesmo ser demitido. E se essa reivindicação é correcta, não seria por não a quererem atender que deveríamos deixar de a formular.

    ResponderEliminar
  4. "...creio que há um sector das próprias Forças Armadas que acha que este Senhor não está à altura do cargo..." Qual?

    ResponderEliminar
  5. Cara "fada do bosque",
    temo que não conheça muito bem o assunto sobre o qual está a fazer o comentário.
    A promoção de Generais no Exército é feita por nomeação, tendo as altas patentes do Exército considerado que o General Passos deveria ser promovido. Não lhe parece descabido que alguém seja promovido por nomeação "após 4 anos a cometer ilegalidades e atrocidades"?
    Pois a mim parece-me.

    ResponderEliminar
  6. Caro potter:

    leia com atenção todos os comentários e na sequência devida, e verá que o seu comentário foi ao lado, só por um bocadinho assim ||

    P.C.: não é desse General que se está a falar!!!!

    ResponderEliminar
  7. Caro "voz a 0 db", o sector democrático, que o há, das Forças Armadas. E do qual já recebi diversas mensagens escritas e faladas fazendo notar que os factos agora conhecidos e diversos outros que o hão-de vir a ser (até porque são do conhecimento de muita gente, só que mantidos no silêncio até agora), são indignos dos valores que o próprio CM diz prosseguir e revelam mesmo, em muitos casos, uma repugnante cobardia.

    E também que é de todo inaceitável que o responsável máximo por aquela Instituição, no mesmo período em que esta pune disciplinarmente o autor de alguns desses actos, lavre uma nota de louvor ao mesmo e a mesma coisa fazendo no período seguinte e, não contente com isso, num jantar realizado poucos dias depois do final das aulas, o sente à sua direita na mesa de honra!!!! Muito mais do que as palavras que o dito Director tem proferido, qual a verdadeira mensagem que estas atitudes transmitem?

    ResponderEliminar
  8. A existir um "sector democrático" de certeza que o "sector monárquico" tudo fará para o extinguir... De qualquer forma sejamos realistas: todo aquele que se "revoltar" contra o sector monárquico será aniquilado, e há exemplos disso! basta procurar e ler... e o pior é que serão tão poucos os que terão coragem para tentar remar contra a maré, que rapidamente se "afogarão"! A sujeição é muito grande...

    ResponderEliminar
  9. A sujeição é muito grande mas quem tem a razão do seu lado são os que defendem que "mais vale um dia libertos que toda a vida sujeitos". E a repressão pode ser grande mas não é invencível. Há poucos anos atrás ninguém acreditava que fosse sequer possível haver denúncias das barbaridades cometidas e que os seus autores pudessem ser levados a Tribunal.
    Houve mesmo quem se gabasse de que "o colégio tem mais de 200 anos e lá fora, designadamente na Justiça, ninguém falará!". E todavia... todos sabemos que o caminho é difícil mas temos o dever de lutar porque a Verdade e a Justiça venham ao de cima.

    ResponderEliminar
  10. Embora desconhecedor das "praxes" internas do Colégio Militar, em nada diferentes das que são praticadas em outras instituições de ensino cá do "burgo", depois dos comentários atrás descritos, alguns "dispersos" da realidade do universo militar ao qual me orgulho de ter pertencido durante mais de 30 anos, convém não canalizarmos os nossos "recalcamentos" para os "maus" militares e vamos englobá-los no conjunto dos maus cidadãos, certo? Podemos encontrar "ovelhas ranhosas" em todos os sectores da nossa sociedade. Não devemos é afirmar com alguma gratuitidade, e sem conhecimento de causa que este fenómeno de "barbárie" é um caso típico das instituições militares...

    ResponderEliminar