terça-feira, 20 de outubro de 2009

Um jovem com coragem

Na passada sexta feira, como ex-aluno do Liceu Camões, fui convidado a estar presente nas comemorações do Centenário. Para além da saudade que é inerente a este tipo de situações, principalmente por voltar a pisar os mesmos pátios e corredores por onde passei há mais de 40 anos, e ter o prazer de reencontrar diversos colegas e até alguns professores, houve um momento em especial que sinto hoje necessidade de partilhar convosco, um momento que me fez sentir uma verdadeira esperança nesta nossa camada mais jovem.
Na mesa de honra da sessão comemorativa, estavam o Director da Escola, uma Professora, uma Funcionária, o Presidente da República, a Ministra da Educação e um representante dos alunos. Tomando a palavra de improviso, o aluno Pedro Feijó, do mesmo passo que assinalou o centenário e saudou o espírito da escola, não hesitou em, sem meias palavras e de forma directa e frontal, criticar de alto abaixo a política de educação seguida pelo Governo Sócrates e em particular pela Ministra ali presente. De forma muito certeira, criticou o novo estatuto do aluno e o novo modelo de gestão das escolas, que desprezam por completo o papel dos estudantes. Mas sobretudo denunciou a postura arrogante e anti-democrática do Ministério da Educação afirmando, por entre fortes aplausos sobretudo da parte estudantil da sala (!) que a ministra "desprezou manifestações com milhares de estudantes, só por sermos menores, como se, por sermos estudantes do secundário, não tivessemos uma palavra a dizer. Desprezou abaixos-assinados, incluindo um com 10.000 assinaturas de estudantes, que pediam a revogação destas leis. Desprezou manifestações com várias dezenas de milhares de professores que lutavam pelos seus direitos, pelas suas escolas".
O que este aluno ali transmitiu foi mais que a força da juventude, foi a convicção de quem sabe ter a razão do seu lado e não tem medo de a defender. Refrescante e entusiasmante, sem dúvida!

3 comentários:

  1. De facto um excelente exemplo. Ainda podemos confiar na juventude. Uma lição de cidadania para muitos adultos sem coragem e frontalidade.
    Luís Sérgio

    ResponderEliminar
  2. Precisamoos de muita gente neste País, com essa coragem. Temos de nos mentalizar que os nossos Direitos e Valores, são para serem defendidos. Agora resta seguir esse exemplos quase isolados, para que tudo comece a mudar para melhor. Sei que não podemos ter apenas deveres, é também ao pensar nisso, que devemos levantar a voz.

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado pelos vossos comentários. Concordo inteiramente com o que escrevem. A luta continua, pois!

    ResponderEliminar