quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA DEVE DEMITIR-SE DE IMEDIATO!

Na desastrosa comunicação de ontem ao país o Presidente da República revelou pela primeira vez o que pensa em privado. Ora, a verdade é que tal revelação o que veio demonstrar foi uma grave ignorância do que é a cultura política e democrática e do modo como ela impõe que o cargo seja exercido. E quem pensa assim em privado, não pode ser Presidente da República! Antes de mais, o Presidente da República não poder ser fonte de instabilidade política. E se, como se cansou de invocar, nunca falou de escutas, então deveria ter de imediato desautorizado a fonte de Belém que falou de escutas ao Jornal Público. E a verdade é que nunca o fez, nem na altura, nem ontem!
Depois, o Presidente da República pretende vir invocar perante o País que ignoraria aquilo que o mais jovem dos utilizadores do Magalhães está farto de saber. Na verdade, basta saber ler jornais – coisa que não se sabe se o Presidente da República já faz… – para saber que até nos computadores do Pentágono há permanentemente piratas informáticos a procurar entrar, mas que tal não significa que seja o Governo a fazê-lo. Esta aparente “virginal ignorância” mostra também que Cavaco Silva não tem condições nem competência para exercer o cargo de Presidente da República. Acresce que a Casa Militar da Presidência da República tem meios para fazer o varrimento de todos os sistemas de comunicação utilizados, e ninguém consegue perceber porque é que o Presidente da República não o mandou antes fazer, nem o manda fazer agora todas as semanas.
Por outro lado, ao formular as insinuações com que brindou o País, perguntando como é que dirigentes do PS saberiam dos passos dos elementos da sua Casa Civil, o Presidente da República está é afinal a confessar que tais membros deram mesmo esses passos. Mas, mais do que isso, o Presidente da República dá assim a conhecer publicamente que acha que os membros da sua Casa Civil podem fazer tudo, inclusive, colaborar na elaboração de programas partidários, produzir uma pseudo-denúncia que é a fonte de todas as manipulações e até fazer conversas como as que foram relatadas pelos Jornais. Deste modo o Presidente da República não consegue esconder que quem pretendeu manipular foi ele e a sua Casa Civil, e de que não há uma única prova de que qualquer outro Partido o tenha querido fazer! E confessa sem apelo nem agravo que, sendo ele que está por detrás de toda esta grosseira mistificação, tudo o que o faz falar agora é a fragorosa derrota que sofreu no passado Domingo – nas últimas eleições legislativas não foi, pois, o PSD que foi derrotado, foi o próprio Presidente da República!
Ora este tipo de conduta por parte do mais alto representante da República Portuguesa ultrapassa todos os limites da tolerância e de decência que lhe são exigíveis. E se é certo que o nosso sistema constitucional não prevê, ao invés do que sucede com outros, a possibilidade do afastamento do Presidente da República, o certo é que, depois de tudo isto, o Povo Português tem o pleno direito de exigir a Cavaco Silva que apresente ao País não apenas todas as explicações devidas como um pedido de desculpa, e ainda que renuncie de imediato ao cargo.
A verdade é que já não explicou o seu negócio com acções na SLN. Como não explicou por que é que manteve durante tanto tempo Dias Loureiro no Conselho de Estado. Como agora também não explicou como aparece a fabricar boatos manipulatórios. E na situação difícil em que o País se encontra, é absolutamente inaceitável que o Presidente da República se constitua como fonte de barafunda institucional – e por isso deve demitir-se!
É, por fim, de assinalar o modo mais completamente equívoco com que os vários Partidos reagiram a este despautério presidencial, muito em particular o PS, que não ousou denunciar a autoria das manipulações e mostra ter esquecido que – tal como decerto em breve se verá – quem poupa o inimigo, em particular na altura em que este comete o seu maior erro, às mãos lhe acabará por morrer!...

8 comentários:

  1. Notícia na TSF

    "O Presidente da República disse, na terça-feira, que, após ouvir várias entidades com responsabilidades na área da informática, soube que o sistema informática de Belém tem algumas vulnerabilidades.

    O presidente do INESC disse à TSF que não ficou espantado com as palavras de Cavaco Silva, porque, de uma forma geral, todos os computadores dos órgãos de soberania estão em risco de violação.

    Segundo José Tribolet, «estudos recentes» alertaram que existe vulnerabilidade nos «sites em geral».

    «Estou indignado porque o estado de fragilidade e de indignidade da operação e do suporte aos agentes diplomáticos portugueses no país e no estrangeiro é inaceitável», alertou, acrescentando que não compreende como é que um estudo que fez para o Ministério dos Negócios Estrangeiros foi metido na gaveta.

    «Este problema é muito mais sério do que neste momento se levantou com o Presidente da República», sublinhou, lembrando que há muitos sites da administração pública que transportam «muita informação confidencial».

    Francisco Rente, coordenador do projecto que mede o nível de segurança da Internet portuguesa, disse que é quase inevitável considerar um sistema informático como vulnerável.

    «A maioria dos equipamentos informáticos à partida está vulnerável, mesmo que sejam implementadas grandes medidas de segurança», afirmou.

    Em Agosto, o nível de segurança do sector público foi considerado «perigoso» pelos especialistas Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra."

    Posto isto e da vez que ouvi toda esta notícia na TSF, José Tribolet, afirma que tinham feito um plano de execução há um ano e meio e que nem resposta tiveram. Os estudos recentes têm ano e meio, depois desses é que fizeram outros em Agosto, pela Universidade de Coimbra. Motivos tem para estar indignado, pois se fez o trabalho, se disse que o Estado estava em perigo, se o Estado está em perigo, o povo também está e o Presidente coloca-nos nesta situação?!
    Realmente Dr. Garcia Pereira. "Só" isto já era motivo para a sua demissão!

    ResponderEliminar
  2. Mas aquela comunicação ao país não terá sido ela própria uma renúncia ao cargo? Agora há que cumprir os serviços mínimos (se é que eles não o são por natureza) até às próximas eleições.
    E ainda que até lá se arrependa, voltará a reunir condições para ser reeleito? Se isso acontecesse então o diagnóstico do Dr. Jardim para este povo deixava de precisar de uma segunda opinião!

    ResponderEliminar
  3. Este presidente teve coragem para fazer o que nenhum de vocês seria capaz de fazer. Vós, os de políticas de esquerda, não sabeis o que quereis e muito menos sabeis o que estais a dizer. Eu, no vosso lugar, teria vergonha e ficaria mas era bem calado.

    Quem vive? Quem vive Quem vive?

    Salazar! Salazar Salazar!

    ResponderEliminar
  4. Cara Fada do Bosque,
    É também por tudo isso que a aparente e pseudo-ingénua ignorância do PR acerca das vulnerabilidades dos sistemas de comunicação se revela isso mesmo, ou seja, pseudo-ingénua. E quem assim actua está a tentar manipular as consciências alheias.

    ResponderEliminar
  5. Caro Pedro Barbosa Pinto,

    Creio sinceramente que não é uma renúncia ao cargo mas antes uma declaração de guerra ao governo – o que nos próximos dois anos nós veremos é, conforme já referi, o PS a guinar a bombordo (para o BE) e a estibordo (para o CDS) em temas laterais ou ditos “fracturantes” e, quanto às questões centrais, a executar de novo uma política de bloco central, ou seja, a entender-se com o PSD que estará na posição absolutamente invejável de bastar abster-se para que as medidas propostas pelo PS passem no Parlamento, sem sequer ter necessidade de “fazer fogo”, ou seja, votar contra!
    Quando o País já não aturar mais esta “navegação serpenteante” do PS, o PR – que o mesmo PS agora erradamente poupou – tocará a rebate e em pouco tempo o derrubará. E nessa altura certo teremos oportunidade de conversar de novo sobre este assunto...

    ResponderEliminar
  6. Foi o Presidente da República, e não o PSD, que perdeu as eleições... Que análise tão lúcida!

    Garcia Pereira deve ter votado na Manuela Ferreira Leite, porque como se vê a esquerdalha precisa de inimigos na direita, não importa se inventados, para conseguir dizer "existo".

    Jorge Sampaio dissolveu uma Assembleia com muito menos objectividade e provas dadas aos portugueses, e nem um décimo da histeria que há agora se levantou então...

    ResponderEliminar
  7. senhor António,
    O seu comentário é bem elucidativo. Quem defende a posição de Cavaco, acaba a gritar por Salazar...

    ResponderEliminar
  8. Ghandi,
    O verdadeiro Gandhi nunca escreveria isto, pelo que se me permite, aconselho-o a deixar este tipo de palavreado...
    Mas, já agora, dir-lhe-ei apenas que o MRPP existe efectivamente desde 1970 e nunca precisou nem nunca tratou de inventar nada. Defende as ideias que considera justas, sejam quais forem as dificuldades, mas nunca precisou de recorrer ao insulto para fingir argumentar...

    ResponderEliminar