segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Aviões F-16 e as nossas necessidades reais


Portugal é um país que alegadamente não tem meios para equipar bons hospitais ou boas escolas, mas tem meios para ter submarinos e aviões F-16… para que precisamos nós de F-16? Digam lá… Precisamos de aeronaves, é verdade, designadamente de busca e salvamento. Temos uma Zona Económica Exclusiva imensa e temos uma área marítima onde somos responsáveis pela segurança do tráfego que um dia destes perdemos para os espanhóis, no primeiro momento em que uma tragédia no mar ponha a nu a completa debilidade do nosso sistema. Um país como o nosso deveria ter um corpo como a Guarda Costeira norte-americana, com funções de patrulhamento e combate ao tráfico de droga, à poluição, à pesca ilegal e de socorro no mar. Com meios navais e aéreos, isso sim… mas quanto a F-16, não precisamos disso para nada. Do ponto de vista da estratégia do nosso país, não temos de nos meter em guerras com ninguém, a não ser que continuemos a aceitar sermos lacaios da política externa dos Estados Unidos ou da União Europeia…
Precisamos de políticas voltadas para as necessidades reais dos cidadãos. Coisa que, hoje, não temos.

1 comentário:

  1. Então os F-16 servem para irmos de Belém à Trafaria numa fracção de segundos e os submarinos para irmos à pesca da sardinha!

    É a política da anedota que daria para rir, se a miséria deste nosso povo não fosse de chorar tanto.

    Votar?

    Gostaria bastante de o poder ir fazer, mas fui assaltada há 4 dias e levaram-me os documentos todos depois de ser agredida a caminho de casa.

    Para poder ter um documento oficial da GNR e poder refazer toda a minha documentação tive de pagar 10 euros mesmo sem os ter.

    Ganho 700/mês, pago renda de 350, passe e tudo o mais, fico a meio do mês a contar os dias para que o mês termine.

    Sou sozinha, aos 50 anos de idade, vejo-me na miséria, mas sou dona de F-16 e de dois belos submarinos que partilho com milhões de portugueses como eu!

    Direitos? Dignidade? Protecção na velhice e na doença?

    Mas tenho F-16 e submarinos para me ir entretendo, não sei se a rir se a chorar... de raiva!

    Que pena terem-me levado o meu cartão de eleitora.

    Dói-me mais do que a mão partida e o corpo moído das pancadas que levei!

    ResponderEliminar